Há alguns anos, o AEROIN acompanha e apresenta aos leitores a evolução do projeto da Stratolaunch, uma empresa que desenvolveu um diferente avião para se tornar uma plataforma de lançamento em voo de foguetes, aeronaves super e hiper sônicas, entre outros.
Contando com a maior envergadura de asa (distância de ponta-a-ponta) existente, com 117 metros, e com duas fuselagens, a aeronave Roc até hoje efetuou apenas voos de ensaios de suas próprias características de manobrabilidade e funcionamento, mas nunca incluindo simulações de lançamentos aéreos.
Agora, com bons resultados nos dados aferidos nos voos já feitos, o projeto avança para o estágio de avaliação da capacidade de lançamento.
Em vídeo publicado na última semana, a Stratolaunch mostra cenas do dispositivo de fixação sendo instalado na seção central da asa, afirmando que “Nossa equipe instalou recentemente um pilone na asa central do Roc, que é usado para transportar e lançar o veículo de teste Talon-A”.
A gravação, vista a seguir, também apresenta cenas de computação gráfica do veículo Talon-A que está sendo preparado para os testes de separação e de voo hipersônico:
Our team recently installed a pylon on the center wing of Roc that is used to carry and launch the Talon-A test vehicle. Meet our engineers involved with the hardware integration and learn more about how we are preparing for separation testing and hypersonic flight test. #LetsRoc pic.twitter.com/uxZYskQ7MZ
— Stratolaunch (@Stratolaunch) April 15, 2022