Início Acidentes e Incidentes

Avião com três a bordo termina no fundo de rio no Amazonas por falta de combustível

Foto: Bombeiros do Amazonas

Na última terça-feira (24), uma notícia repercutiu no Amazonas, dando conta de que uma aeronave havia “pousado” em pleno Rio Urubu, em Itacoatiara (AM) e que as três pessoas a bordo haviam sobrevivido. Imagens do acidente foram compartilhadas pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas, que ajudou no resgate dos ocupantes.

Dados registrados no CENIPA informam que tratava-se de uma aeronave particular Cessna 210 de marcas PT-LSB, fabricada em 1982, que havia decolado do aeródromo de Itacoatiara por volta das 7h00, com destino ao aeródromo de Flores, na região de Manaus, também no Amazonas.

Após cerca de vinte minutos de voo, o motor apresentou perda de potência e foi realizado pouso forçado no rio, vindo a ficar completamente submerso, com exceção do estabilizador vertical. Como mostram os registros da ANAC, a aeronave possuía certificados válidos no momento do acidente.

Dados preliminares da análise dos investigadores, como registrado, informam que a razão pela qual o motor falhou foi pane seca, ou seja, falta de combustível no tanque da aeronave. A causa-raiz para tal pane (não abastecimento ou vazamento), ainda não foi esclarecida e a investigação segue aberta no CENIPA.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.