Avião Conair precisa virar de lado para passar em ruas francesas

Um avião Conair foi visto andando por ruas francesas sem parte das suas e de lado para não atingir casas históricas. A aeronave é um turboélice bimotor Conair Firecat, uma versão modificada do Grumman S-2 Tracker, um avião de busca e ataque submarino que já foi inclusive utilizado no Brasil pela Força Aérea Brasileira no porta-aviões Minas Gerais da Marinha.

Na modificação feita pela Conair, é retirado todo o equipamento militar e o local onde ficavam os torpedos foi colocado um tanque para levar água e retardante, já que a aeronave foi modificada para combate à incêndio.

Um dos operadores foi a Defesa Civil da França, a Sécurité Civile, que aposentou o último modelo em 2020, substituindo ele pelo turboélice canadense Bombardier Dash 8 Q400.

E a Defesa Civil decidiu doar um dos Firecat para ser exposto no Aérodrome Aubenas Ardèche Méridionale, um pequeno aeroporto que atende a região dos alpes franceses. Um percurso de 133 quilômetros foi feito com o Conair em cima de uma carreta, tendo suas asas parcialmente desmontadas, e inclinado lateralmente para passar nas apertadas ruas de Saint Ambroix.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias