Início Acidentes e Incidentes

Avião da Azul tem problema de trem de pouso após decolar do Recife nesta sexta-feira

Imagem: FlightRadar24

Um avião da Azul Linhas Aéreas apresentou um problema de trem de pouso nesta tarde de sexta-feira, 6 de maio, pouco depois de ter decolado do Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife (PE), conforme foi possível acompanhar em tempo real na tela de radar disponibilizada naquele momento nesta matéria.

Segundo informações preliminares ouvidas na frequência de comunicação do controle de tráfego aéreo, os pilotos reportaram uma indicação de problema com o trem de pouso de nariz do Embraer 195, registrado sob a matrícula PR-AXP.

Devido à indicação, os pilotos solicitaram uma passagem baixa sobre a pista do aeroporto para verificação visual. Após a passagem, foi informado que, aparentemente, o trem de pouso não estava totalmente alinhado.

Com isso, os pilotos iniciaram uma série de órbitas de espera para consumo de combustível, com objetivo de redução de peso para um possível pouso de emergência, caso o problema não seja resolvido.

Às 16h15, a aeronave prosseguiu para efetuar uma segunda passagem baixa para nova verificação do trem de pouso. Mais tarde, às 16h50, o pouso foi efetuado em segurança.

Por volta das 17h00, os aviões que aguardavam em espera em voo nas proximidades de Recife já prosseguiam para o aeroporto, portanto, a pista já estava liberada.

Em nota, a companhia informa o que segue:

“A Azul esclarece que, por problemas técnicos, a aeronave que cumpria o voo AD4090 (Recife-Fernando de Noronha) nesta sexta-feira (6) precisou retornar ao aeroporto de origem. A companhia ressalta que o pouso e o desembarque ocorreram normalmente e em segurança. Os Clientes serão acomodados em outros voos da própria companhia. A Azul lamenta eventuais aborrecimentos causados, destaca que presta toda a assistência necessária conforme previsto na resolução 400 da Anac e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.”

Sair da versão mobile