Início Variedades

Avião DC-3 de 79 anos de idade começa a fazer voos com passageiros novamente

Foto de Paul van der Berg via DDA

Nos últimos dias, o clássico Douglas DC-3 da Dutch Dakota Association (DDA) foi visto no aeroporto de Lelystad, na Holanda, realizando “toques e arremetidas” como parte dos preparativos para a nova temporada de voos turísticos do clássico avião de 79 anos, a qual já começou no último sábado, 8 de abril.

Como relata o site holandês Luchtvaartniews, o avião de matrícula PH-PBA “Prinses Amalia” circulou diversas vezes o circuito do aeroporto de Lelystad, a fim de preparar a tripulação para as aproximações, pousos e decolagens com os passageiros ao longo das próximas semanas.

O presidente da DDA, Feije Jaski, explicou que “os 9 pilotos passaram por um check anual, com a maior parte do “voo” sendo simulado, mas também sendo realizado na própria aeronave“.

Os voos do Dakota começaram no sábado com uma viagem pela região de Hoofddorp e Sassenheim até Vinkeveen, para que os passageiros pudessem admirar os campos de tulipas. Essa mesma rota esteve disponível na segunda-feira de Páscoa. Já no sábado à tarde, um voo ao longo das costas holandesas passou por Volendam, Marken, Hoorn, Pampus e Amsterdã. Todos os voos decolam e aterrissam de Schiphol-East.

Feije Jaski ainda adiantou que “na próxima temporada, o plano da DDA é realizar voos turísticos todos os fins de semana, com decolagem e pousos em Schiphol, Maastricht, Groningen e Rotterdam. Além disso, há previsão de mais uma viagem à Normandia e também está sendo negociada a possibilidade de voos turísticos rumo ao Reino Unido”.

A história do clássico avião

Fabricante: Douglas Aircraft Company
Designação de tipo: DC-3C-S1C3G
Número de série: 19434, construído em 1944
Registro: PH-PBA
Atual proprietário: Stichting Prins Bernhard Alfa
Usuário atual: DDA Classic Airlines Foundation

Foi construído como aeronave de carga C-47 para a Força Aérea dos EUA na Segunda Guerra Mundial e depois convertido em aeronave de passageiros, tendo voado pela KLM. O casco semimonocoque não é pressurizado e desde 2018 pode transportar até 18 passageiros e 3 tripulantes. A aeronave está equipada com dois motores radiais Pratt & Whitney R 1830-92 ‘Twin Wasp’ de 1200 hp cada com hélices Hamilton Standard Hydromatic.

A aeronave foi emprestada à DDA Classic Airlines Foundation desde sua restauração em 1998. As atividades de voo são realizadas pela DDA Flight Support Foundation. Desde maio de 2019, a Fundação mencionada possui um COA que lhe permite fazer voos de passageiros pagos. 

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.