
Um avião de carga russo sancionado pelos Estados Unidos pousou na capital da Coreia do Norte, Pyongyang, na semana passada, conforme noticiou o jornal DongA Ilbo na quarta-feira e foi repercutido em matéria da Reuters.
A aeronave de carga Il-76, que havia partido de Moscou em 6 de março, chegou ao Aeroporto Internacional Sunan de Pyongyang na segunda-feira, antes de seguir em direção à China cerca de duas horas depois, conforme reportou o veículo sul-coreano, citando sites de rastreamento de voos.
Visitas à capital da Coreia do Norte feitas por um grande avião de carga privado russo são incomuns, destacou o jornal.
A companhia aérea de carga russa JSC Aviacon Zitotrans, proprietária do Il-76, foi alvo de sanções de Washington no ano passado, como parte dos esforços para coibir as ações na guerra da Rússia na Ucrânia.
“A JSC Aviacon Zitotrans (Aviacon Zitotrans) é uma companhia aérea de carga russa que realizou envios de carga para entidades de defesa sancionadas pela Federação Russa”, declarou o Tesouro dos EUA em um comunicado de imprensa naquela época.
O veículo NK News, com sede em Seul, também noticiou que o avião de carga deixou o Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, por volta das 17h30 locais na segunda-feira e voou para o norte, atravessando o Mar Amarelo, antes de fazer uma virada repentina em direção a Pyongyang cerca de 1,5 hora após o voo, citando o rastreador de aviação Flightradar24.
A Aviacon Zitotrans não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.
Desde a invasão da Ucrânia em 2022, a Rússia aprofundou seus laços com a Coreia do Norte, levando os Estados Unidos e seus aliados a acusar Pyongyang de fornecer munições à Rússia para seus esforços de guerra. Tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte negaram isso e o Kremlin afirmou que sua cooperação com Pyongyang não viola os acordos internacionais.