Avião de passageiros vai parar no gramado ao pousar em meio ao mau tempo

Um bimotor turboélice que transportava passageiros em um voo regular saiu para fora da pista no momento em que realizava o pouso em meio ao mau tempo no local. O incidente ocorreu na última sexta-feira, dia 10 de dezembro.

A aeronave envolvida foi o De Havilland Dash 8-400 registrado sob a matrícula RP-C5911, operando pela PAL Express, subsidiária regional da Philippine Airlines, quando estava realizando o voo 2P-2369 de Caticlan para Mactan Cebu, ambas cidades nas Filipinas.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave, que estava com 29 passageiros e 4 tripulantes, pousou pela pista 04 do Aeroporto Internacional de destino às 04h40 UTC, entretanto, durante a desaceleração, sofreu a excursão de pista.

Trajetória do voo da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

A aeronave parou sobre solo macio, no gramado logo ao lado do final da área pavimentada da pista e, apesar do susto, não houve feridos. O bimotor não sofreu danos aparentes, porém, ainda permanece em solo até esta terça-feira, 14 de dezembro.

A aeronave ficou no gramado por cerca de duas horas e meia até ser rebocada para o pátio. A companhia aérea informou que o bimotor saiu da pista devido ao tempo chuvoso e que após a ocorrência os passageiros foram desembarcados seguramente pelas escadas do avião.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias