Avião de Putin é visto voando escoltado por caças F-14 e Su-35

A visita de Vladimir Putin ao Oriente Médio chamou a atenção não apenas pela saída do líder russo de seu país, mas pela escolta aérea.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma rara saída do seu país, sendo a primeira viagem de longa distância após ter ordenado a invasão da Ucrânia e ter recebido em troca várias sanções que impedem o tráfego de aviões russos pelo ocidente.

A visita foi para a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos e, apesar do avião Ilyushin IL-96 presidencial sempre passar por espaços aéreos internacionais ou de países aliados, Putin não decidiu arriscar e levou consigo quatro caças Sukhoi Su-35S Flanker, o avião de combate mais avançado da Rússia em larga operação.

Mas um observador no Irã notou que além dos Flankers S que foram divulgados no vídeo acima pelo Ministério da Defesa da Rússia, existia um 5º caça, e de fabricação americana.

Se trata do lendário e icônico Grumman F-14A Tomcat, que ficou conhecido globalmente pelo filme “Top Gun: Ases Indomáveis”, de 1984, onde ele era a principal estrela, junto de Tom Cruise.

O caça foi fornecido para apenas um país fora os EUA: o Irã, que era aliado dos americanos até a Revolução Islâmica. Mesmo com sanções americanas, o país persa tem conseguido manter este lendário caça em operação.

E, por cortesia, enviou um deles para acompanhar o IL-96 e os Su-35, que muito em breve também farão parte da Força Aérea do Irã, veja as imagens:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias