“Avião do Juízo Final” dos EUA decola e é posicionado em uma localidade perto da Rússia

Foto: USAF

O avião americano Boeing E-4B Nightwatch, uma versão modificada do Boeing 747, a bordo do qual está localizado o posto de comando da principal liderança do país em caso de danos aos sistemas de controle terrestre durante um ataque nuclear, voou junto com avião do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para Vilnius, na Lituânia.

De acordo com dados obtidos junto a ferramentas de rastreamento de voos, o avião descolou da Base Aérea de Andrews, em Maryland, na tarde de segunda-feira e aterrissou na capital da Lituânia, onde decorre a cimeira da OTAN, na terça-feira ao início da manhã.

A aeronave Boeing E-4 Nightwatch pode voar por até uma semana, sujeita a reabastecimento aéreo. Todo o equipamento a bordo está protegido contra os fatores prejudiciais de uma explosão nuclear. Com a ajuda deste forro, o comando dos EUA pode se comunicar com armas estratégicas e não estratégicas. 

Rastreamento do voo: Radarbox

Por todo o dito acima, o E-4B é conhecido como “avião do Juízo Final”A melhor analogia para o E4B é de uma super sala de crises, a mais protegida e eficaz do planeta, responsável por manter a capacidade C3I (Comando, Controle, Comunicações e Inteligência) do país num grave conflito ou disrupção.

A aeronave não deve ser confundida com outro icônico Boeing 747 adaptado, o VC-95 conhecido pelo callsign “Air Force One” quando o presidente dos Estados Unidos está a bordo. O emprego de ambos é diferente. O E4B tem por função servir de posto de comando avançado em caso de guerra.

Aliás, o Presidente deve estar a bordo do E4B se o pior acontecer, acompanhado do Secretário de Defesa e do Chefe Conjunto do Estado Maior das Forças Armadas. Sua autonomia é praticamente ilimitada, podendo ser reabastecido em voo, ficando limitado apenas pelo consumo de lubrificantes e outros fluidos que não podem ser trocados em voo.

Em seu teste de endurance permaneceu trinta e cinco horas em voo contínuo e numa situação superlativa real tem a capacidade de se manter voando ininterruptamente por uma semana. Este verdadeiro Pentágono voador é imune a EMP (pulso eletromagnético nuclear) de uma explosão atômica.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de