Início Aviação Militar Avião militar inglês chama atenção em Guarulhos em voo de e para...

Avião militar inglês chama atenção em Guarulhos em voo de e para as Falklands

O avião militar, em cena de um dos vídeos que você assiste abaixo nesta matéria

Um visitante pouco comum voltou a chamar atenção nesta sexta-feira, 14 de janeiro, daqueles que gostam de acompanhar as movimentações de grandes aviões no mais movimentado terminal aeroportuário da América do Sul, o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Tendo partido do Aeroporto Mount Pleasant, base aérea inglesa nas Ilhas Falkland, nas proximidades do litoral sul da Argentina, também conhecidas como Malvinas, o Airbus A330-200MRTT da Força Aérea Real (RAF) do Reino Unido é a versão militar multimissão do jato comercial A330-200.

O jato pousou em Guarulhos por volta das 14h00 desta sexta e não ficou mais de que duas horas e meia em solo até partir de volta para o aeroporto no Atlântico Sul.

O A330-200MRTT voando das Falklands a Guarulhos – Imagem: FlightRadar24
O A330-200MRTT voltando às Falklands – Imagem: FlightRadar24

Conforme você acompanha nos vídeos abaixo, após pousar pela pista 09R de Guarulhos o jato retorna taxiando por todo a aeroporto e então cruza ambas as pistas para se dirigir à Base Aérea. Como é padrão quando grandes aviões acessam tal área militar, o jato para em uma taxiway e depois é rebocado até o pátio, possivelmente porque as vias de acesso não são preparadas para a operação de aviões deste porte.

Depois, para a partida, o procedimento é semelhante. O grande avião é rebocado para longe da área militar e deixado em uma taxiway padrão do aeroporto, onde então é acionado e prossegue até a pista. A decolagem ocorreu a partir da cabeceira 09L.

Toda a movimentação acima descrita você acompanha nos três vídeos a seguir. O primeiro, do pouso, é do canal SBGR Live, enquanto o segundo, da decolagem, é do Golf Oscar Romeo, ambos canais do YouTube que possuem câmeras ao vivo 24 horas por dia no Aeroporto de Guarulhos. O terceiro é do canal Oxigênio Aéreo, que fez a gravação a partir de outro ângulo de visão.

Acompanhe a seguir as duas gravações: