Avião presidencial brasileiro VC-2 foi visto hoje em voo dos EUA para Cuba

Foto por Sgt Johnson – FAB

Um avião Embraer executivo da Força Aérea Brasileira, que serve entre outros à Presidência da República, foi visto hoje voando dos EUA diretamente para Cuba. A aeronave de matrícula FAB2591 (VC-2) é operada pelo Grupo de Transporte Especial (GTE), que fica baseado em Brasília e atende ao Planalto, transportando exclusivamente o Presidente, Vice-Presidente, Ministros e pessoal do 1ª escalão do governo federal.

O Embraer E190-E1 voou para os EUA dias atrás com escala em San Juan, parando em Long Island em Nova York. Mas hoje à tarde fez um voo de NY para Havana, capital de Cuba. Mesmo a aeronave estando bloqueada dos principais rastreadores de voo, foi possível rastrear o voo com o cruzamento de dados do RadarBox com o ADS-B Exchange.

Até o momento, não está claro o motivo da viagem, mas o Presidente Lula, que está no Brasil, deverá embarcar para Cuba amanhã, para a Cúpula do “G77+China”, no trajeto à caminho da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, segundo informa a Folha de São Paulo.

Neste voo do Brasil para EUA com parada de 48 horas em Cuba, estarão 25 deputados e senadores, segundo a CNN Brasil, também informando que o presidente cancelou outros compromissos e não irá ao Rio Grande do Sul antes de viajar para o norte.

Por esta viagem ser presidencial, é comum que a FAB envie antes um jato como aeronave percursora, levando uma comitiva de recepção e segurança. Provável motivo pelo qual o avião VC-2 foi para Nova York e Havana.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias