Avião radiocontrolado de estudantes de engenharia da UFGD vai participar de campeonato nacional

Avião radiocontrolado – Imagem: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

A equipe Aracuã Aerodesign estará representando a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em São José dos Campos/SP, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, durante a 5ª Competição SAE Brasil de Aerodesign, evento que ocorre entre os dias 2 e 5 de novembro.

Formada por 21 estudantes dos diferentes cursos da Faculdade de Engenharia da UFGD, a equipe criou um avião radiocontrole em miniatura, que foi selecionado para participar desta competição ao nível nacional. 

A equipe foi formada a partir de um projeto de extensão que iniciou em 2018, com professores e estudantes do curso de Engenharia de Energia. Com o passar do tempo, estudantes de outras engenharias passaram a se interessar pelas informações da área aeronáutica e entraram na equipe.

Anualmente, o projeto Aracuã Aerodesign vem participando do Torneio de Acesso para a competição e, agora em 2023, o grupo conquistou a classificação para a competição, na categoria regular.

Os estudantes estão muito orgulhosos em representar a UFGD em uma competição nacional e com grandes expectativas para o evento, pois será um momento para fazer contato com professores e estudantes de outras universidades, bem como com profissionais de multinacionais como a Mercedes-Benz, Siemens, Chevrolet, entre outras.

O coordenador do projeto de extensão, professor Ramon Eduardo Pereira Silva, informa que o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades na indústria de produção de aeronaves e profissionais formados em outras áreas da engenharia podem se especializar em aeronáutica. “Esses acadêmicos podem, futuramente, buscar um curso de especialização, mestrado ou doutorado em Engenharia Aeronáutica, em instituições como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP campus de São Carlos)”, explica Ramón. 

Além de apresentar aos estudantes os conhecimentos básicos da área de engenharia aeronáutica, o projeto Aracuã Aerodesign oferece as condições para que os estudantes desenvolvam a prática de gestão de um projeto complexo, o que é um diferencial na formação acadêmica e profissional. O aeromodelo foi inteiramente desenvolvido e executado pela equipe, com a utilização de materiais como madeira balsa, chapas de alumínio, monokote (revestimento), filamento TPU, e aço.

Informações da Universidade Federal da Grande Dourados

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias