Avião russo de empresa bielorrussa voltou a sobrevoar parte do Brasil hoje

Plataformas de rastreamento online de voos voltaram a captar trechos de voo de um avião fabricado na Rússia e operado por uma empresa bielorrussa sobre o Brasil nesta terça-feira, 28 de junho.

A aeronave, registrada sob a matrícula EW-383TH, foi captada em três momentos diferentes. No primeiro, estava sobre Mato Grosso por volta das 16h00. Depois, por volta das 17h30, já cruzava os céus do Oeste da Bahia. Por fim, o último registro dos dados de voo mostrou o avião entre 18h00 e 18h45 se deslocando sobre o Norte da Bahia e cruzando Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande de Norte.

As três imagens a seguir mostram os momentos acima citados.

Imagem: FlightRadar24
Imagem: FlightRadar24
Imagem: FlightRadar24

Como acompanhado previamente pelo AEROIN nesta semana, este equipamento cargueiro, fabricado em 1991, é um Ilyushin IL-76TD da companhia aérea Rubystar Air Enterprise, baseada em Minsk, na Bielorrússia.

Ele havia passado pelo Brasil no dia anterior, 27 de junho, vindo de parada técnica na África e fazendo nova parada técnica em Belém, no Pará, para reabastecimento antes de prosseguir para seu destino, o aeroporto de Lima, no Peru. Logo, o movimento de hoje é o retorno da operação.

IL-76TD da Rubystar – Imagem: Ítalo Barroso

Como o quadrijato não é captado tão facilmente pelas plataformas de rastreamento online como são os jatos mais modernos, até o momento da publicação desta matéria não era possível definir se ele pousou mais uma vez no Brasil nesta terça-feira, antes de prosseguir de volta para o cruzamento do Oceano Atlântico.

Estas passagens de ida e de volta pelo espaço aéreo brasileiro nesta semana não apareceram no sistema de consulta pública de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), porém, o Brasil não tem restrições contra sobrevoo e pouso/decolagem de aviões russos ou bielorrussos, desde que devidamente coordenados e aprovados pelas autoridades relacionadas.

Assim, mesmo sem as informações publicadas, a operação certamente é legal e devidamente autorizada, sendo apenas um fato curioso observar este incomum modelo de avião cruzando o território nacional.

Fotos e vídeo da decolagem do IL-76 em Belém na segunda-feira podem ser vistas neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Companhia aérea russa vai mandar embora 200 pilotos, mas só os...

0
Com o advento das sanções ocidentais sobre a Rússia, após a invasão da Ucrânia, a aviação do país liderado por Vladimir Putin