Avião russo recebe decoração em homenagem aos 300 anos da Universidade de São Petersburgo

Os símbolos da Universidade Estadual de São Petersburgo (SPbU) decoram agora um avião Sukhoi Superjet 100 da Rossiya Airlines. O avião foi apresentado no aeroporto de Pulkovo pelo vice-primeiro-ministro Dmitry Chernyshenko, pelo reitor da Universidade Nikolai Kropachev e pelo diretor-geral da Rossiya Airlines, Jan Burg, informou um correspondente da TASS.

“O presidente do nosso país, Vladimir Putin, instruiu a garantir a rápida conquista da soberania tecnológica. Esta bela aeronave, que traz o logotipo da pintura festiva do 300º aniversário da Universidade de São Petersburgo, personifica a conquista da soberania tecnológica, que se deve em grande parte ao fato de que a Universidade de São Petersburgo treina especialistas em especialidades de engenharia e cria descobertas científicas que levam a tecnologias que tornam nossas aeronaves completamente substituídas por importações”, disse Chernyshenko.

Como Burg acrescentou, os símbolos de aniversário da universidade são colocados na aeronave Superjet 100, que voará durante todo o ano e popularizará a educação clássica russa.

Segundo o reitor da universidade, foi realizado um concurso para criar os símbolos, que foram colocados na aeronave, e sete esboços foram os finalistas. O vencedor foi escolhido por votação em uma plataforma online desenvolvida pela universidade.

A Universidade Estadual de São Petersburgo foi fundada por ordem do imperador russo Pedro, o Grande pelo decreto do Senado de 8 de fevereiro de 1724, juntamente com a Academia de Ciências, por isso é legitimamente considerada a universidade mais antiga da Rússia.

Cientistas notáveis estudaram e trabalharam lá, nove se tornaram ganhadores do Prêmio Nobel, dois se tornaram ganhadores do Prêmio Fields, bem como pessoas que chefiaram o governo, ministérios e departamentos de diferentes países, tornaram-se campeões olímpicos e poetas.

Hoje, a Universidade de São Petersburgo é um centro de classe mundial de ciência e educação, onde mais de 27.000 pessoas de mais de 100 países estudam. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.