Avião soviético Antonov An-12 da Ukraine Air Alliance volta ao Brasil e pousa em São José dos Campos

Foto por Jakob Dahlgaard Kristensen, CC via wikimedia

Um clássico avião Antonov An-12 da Ukraine Air Alliance visitará o Brasil nos próximos dias trazendo uma carga não padronizada, embora de conteúdo não especificado publicamente. O roteiro já está definido e o destino final será a cidade de São José dos Campos, no interior paulista.

A Ukraine Air Alliance obteve recentemente autorização para fazer novos voos ao Brasil. Embora a Ucrânia esteja em guerra e voos civis não estejam sendo realizados no país, seus aviões ficam baseados em outros locais e realizam fretamentos pelo mundo.

Conforme a programação original, que consta da base da ANAC, o grande avião cargueiro deveria pousar em São José dos Campos na tarde de sábado, mas isso não ocorreu. A rota autorizada prevê uma decolagem de Montreal, no Canadá, e uma escala em Port of Spain, em Trinidad & Tobago, antes de seguir para o Brasil.

Segundo dados da plataforma de rastreamento de voos Radarbox, a aeronave que faz a operação é a de matrícula UR-CGV (msn 6344610). O turboélice partiu de Montreal e aterrissou em Port of Spain, em Trinidad & Tobago, no sábado (16 de março). A chegada em Brasil, portanto, também foi atrasada.

O Antonov AN-12

A aeronave Antonov AN-12, por sua vez, remonta da era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível e que pode ser reconhecido a quilômetros de distância.

Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias