Avião soviético Ilyushin IL-76 de empresa aérea bielorrussa pode fazer voo ao Brasil em breve

IL-76 da Rubystar

Uma empresa aérea estrangeira deve realizar mais um voo não-regular ao Brasil em breve, segundo informações às quais o AEROIN teve acesso a partir de uma fonte relacionada à operação.

Como sempre vale explicar a quem não é familiarizado com os termos técnicos da aviação, “operação não-regular” é aquela em que a companhia aérea é contratada para um ou alguns voos de demanda pontual de transporte de cargas ou de passageiros, e não para serviços permanentes como feito nos voos regulares.

Segundo as informações, a solicitação de autorização para voar ao Brasil foi feita em nome da empresa aérea Rubystar Airways, baseada na Bielorrússia. Ela é especializada em disponibilizar aviões para fretamentos de carga, tendo em sua frota vários jatos Ilyushin IL-76.

O IL-76 é um avião multiuso de transporte estratégico, de asa fixa e quatro motores que, vazio, pesa cerca de 92,5 toneladas, podendo levar até 60 toneladas de carga, a depender da versão do modelo. Foi projetado pelo escritório de design Ilyushin na época da União Soviética, como um cargueiro comercial em 1967, e continua em produção até hoje na Rússia, com mais de 960 unidades fabricadas.

O modelo soviético tem uma grande porta traseira que permite embarque e desembarque de cargas de dimensões maiores do que aquelas possíveis de serem levadas pela maioria dos aviões comerciais. Assim, geralmente são contratados para transportes especiais.

Vale lembrar que esta não será a primeira vez que um avião da Rubystar passará pelo Brasil. Já ocorreram outras operações, como, por exemplo, em março de 2022, quando pousou em Campinas (SP) para transportar uma carga para a indústria de mineração até a República Democrática do Congo.

Até o momento, ainda não há maiores detalhes sobre quais os aeroportos de origem e de destino da operação não-regular, e nem sobre qual seria a demanda de transporte aéreo de cargas que resultou na contratação da empresa. O AEROIN trará mais informações caso novos detalhes se façam conhecidos.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias