Início Indústria Aeronáutica

Avião supersônico silencioso X-59 é enviado para o galpão de pintura na Lockheed Martin Skunk Works

X-59 – Imagem: Lockheed Martin

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) informa que continua fazendo progressos com sua aeronave de tecnologia supersônica silenciosa (Quesst, na sigla em inglês para “Quiet SuperSonic Technology”), denominada X-59.

No mais recente movimento, o avião foi levado ao galpão de pintura nas instalações da Lockheed Martin Skunk Works em Palmdale, Califórnia. O esquema de pintura do X-59 incluirá um corpo principalmente branco, uma parte inferior “azul sônica” da NASA e detalhes em vermelho nas asas.

Mas a NASA explica que a tinta não agrega apenas valor cosmético. Ela também tem um propósito: ajuda a proteger a aeronave contra umidade e corrosão e inclui marcações de segurança importantes para auxiliar nas operações de solo e de voo.

Concepção gráfica do X-59 – Imagem: NASA
Concepção gráfica do X-59 – Imagem: NASA

A aeronave foi transferida para o galpão de pintura na terça-feira, 14 de novembro de 2023. Depois de pintada, a equipe fará as medições finais de seu peso e forma exata para melhorar a modelagem computacional.

“Estamos extremamente entusiasmados por alcançar esta etapa da missão. Quando o X-59 sair do galpão de pintura com pintura fresca, espero que o momento seja de tirar o fôlego, porque verei nossa visão ganhando vida”, disse Cathy Bahm, gerente de projeto do demonstrador de voo de baixo “boom” sônico. “O próximo ano será grande para o X-59 e será emocionante para a parte externa da aeronave finalmente corresponder à missão espetacular que temos pela frente.”

O X-59 é uma aeronave experimental projetada para voar mais rápido que a velocidade do som, ao mesmo tempo que reduz o som do estrondo sônico típico para apenas um baque sônico.

A aeronave é a peça central da missão Quesst da NASA, na qual a agência voará com o X-59 sobre várias comunidades dos EUA a serem selecionadas e coletará dados sobre as percepções das pessoas sobre o som que a aeronave emite.

A NASA fornecerá esses dados aos reguladores, que poderão potencialmente ajustar as regras atuais que proíbem voos supersônicos comerciais sobre terra.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile