Início Indústria Aeronáutica

Movido para as instalações de ensaios em voo o novo avião supersônico silencioso X-59 da NASA

X-59 – Imagem: Lockheed Martin

A Administração Nacional Aeronáutica e Espacial dos Estados Unidos (NASA) publicou nesta semana uma série de imagens para mostrar que seu avião supersônico de baixo ruído (QueSST – “Quiet SuperSonic Technology“) X-59 foi transferido para as instalações da linha de voo na Lockheed Martin Skunk Works, em Palmdale, Califórnia.

Apesar de informado agora, a NASA descreve que o movimento ocorreu em 19 de junho de 2023. A mudança de suas instalações de montagem para a linha de voo é um dos marcos que preparam o X-59 para seus primeiros voos. Em seguida, a equipe realizará ensaios de solo significativos para garantir que a aeronave esteja segura para voar.

X-59 – Imagem: Lockheed Martin
X-59 – Imagem: Lockheed Martin

A aeronave X-59 – a peça central da missão Quesst da NASA – foi projetada para demonstrar a capacidade de voar supersônico, ou seja, mais rápido que Mach 1, enquanto reduz o alto estrondo sônico a um baque sônico silencioso.

A NASA então voará o X-59 sobre várias comunidades para coletar dados sobre as respostas humanas ao som gerado durante o voo supersônico. A NASA entregará esse conjunto de dados aos reguladores dos EUA e internacionais para possivelmente permitir o voo supersônico comercial sobre a terra, após 50 anos desde a proibição.

Sair da versão mobile