Avião termina preso em estrutura de hangar após piloto perder o controle ao pousar

Cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Dois homens foram levados ao hospital depois que seu avião monomotor Jabiru J230 bateu em um hangar e terminou preso na estrutura, no aeroporto da cidade costeira de Goolwa, no sul da Austrália.

O avião estava pousando no aeroporto de Goolwa, que fica a cerca de uma hora de carro ao sul de Adelaide, quando bateu no hangar por volta das 11h00 da última quinta-feira, dia 30 de dezembro.

Segundo informações reportadas pelo 7NEWS Australia no vídeo acima e por outras mídias australianas, havia dois homens a bordo, pai e filho, um com 69 anos e outro com 30 anos.

O filho foi levado ao hospital com uma lesão no pé, enquanto o pai sofreu ferimentos na cabeça e no abdômen e foi levado de avião para o Flinders Medical Center em estado grave, mas estável.

O capitão do serviço de emergência dos bombeiros de Goolwa, Darren Sanders, disse que o avião danificou a parte traseira do hangar, além de danificar parcialmente um dos aviões que estavam dentro.

“Quando nossas equipes chegaram ao local, havia combustível vazando dos tanques da aeronave e eles conseguiram proteger esse vazamento”, disse ele.

Segundo testemunhas disseram ao 7NEWS, houve uma grande mudança de vento no momento de pouso, e o avião foi visto “quicando” na pista, o chamado “bounced landing”.

Na sequência, devido à condição instável, o piloto tentou abortar o pouso e decolar novamente, mas perdeu o controle até colidir com o hangar.

Uma investigação foi aberta logo depois da chegada das autoridades, e o piloto será entrevistado pelos investigadores após sua recuperação, para que aprendizados sobre o acidente sejam compartilhados com a comunidade aeronáutica e evitem novas ocorrências semelhantes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias