Aviões da russa S7 Airlines passaram por múltiplas falhas de motor ao longo de três dias

A companhia aérea russa S7 Airlines passou por múltiplas falhas de motor ao longo de três dias, causando a interrupção de vários serviços, segundo informações de diversas fontes. Os aviões afetados da S7 Airlines incluiriam aeronaves tanto da Airbus quanto da Boeing, resultando em deslocamentos interrompidos para centenas de passageiros.

No incidente mais recente, um Boeing 737-800 tinha programado para partir do Aeroporto de Ulan-Ude para Moscou em 30 de janeiro de 2024. No entanto, a decolagem foi interrompida após o piloto relatar uma anomalia no motor esquerdo. Subsequentemente, o Boeing 737 retornou ao terminal onde os passageiros desembarcaram e foram transferidos para um voo mais tarde naquele dia.

De acordo com o Tourdom, a Procuradoria de Transportes da Sibéria Ocidental afirmou que a aeronave foi temporariamente suspensa do serviço. “Mais de 170 passageiros estão no aeroporto, eles serão enviados para Moscou em um avião reserva. Enquanto se aguarda o embarque, a procuradoria monitora o cumprimento dos direitos dos passageiros por parte da companhia aérea”.

Além disso, o canal de aviação do Telegram @aviatorshina afirmou que, em 29 de janeiro de 2024, um Airbus A320 da S7 teve um problema com seu motor direito. Segundo o canal, enquanto o A320 estava pousando no Aeroporto Domodedovo de Moscou, a tripulação indicou que o motor direito havia falhado. No entanto, apesar do problema no motor, o avião aterrissou com segurança.

Ainda de acordo com o @aviatorshina, em 27 de janeiro de 2024, em incidentes separados, dois Boeing 737-800 tiveram falhas de motor.

É amplamente pensado que as companhias aéreas russas estão vendo um aumento nos problemas com aeronaves construídas no ocidente, particularmente com motores, devido às sanções internacionais que impedem as transportadoras de adquirir peças de reposição. Sanções foram implementadas contra Rússia por vários países depois que o país invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias