Aviões de Esquadrilha Suíça se tocam durante treinamento e moradores filmam o momento

O 31º Festival Federal Suíço de Yodellers terá que seguir sem a celebração da entrada triunfal dos aviões da esquadrilha Patrouille Suisse. Isso porque dois de seus caças F-5 Tiger II se tocaram durante um ensaio em 15 de junho, acima da cidade de Baar, à beira do Lago Zug.

Devido à experiência dos pilotos, o pior foi evitado e os seis aviões conseguiram pousar em Emmen, mas não sem causar estragos. De acordo com o Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esportes [DDPS], o nariz de um dos aviões se quebrou e caiu sobre a fachada de uma casa, ferindo levemente um morador por causa dos estilhaços de vidro.

O paraquedas de pouso de um dos dispositivos também foi acionado durante o “contato”.

Devido a estes acontecimentos, a Patrulha Suíça comunicou oficialmente a cancelamento da participação no Festival Federal de Yodellers, promovido na cidade de Zug. Em meio a tudo isso, o DDPS destacou a determinação dos piloto e elogiou sua habilidade para limitar o impacto dessa situação inesperada.

Moradores da região gravaram o momento do impacto. O vídeo (abaixo, esperar pelo carregamento) também mostra um pedaço de uma aeronave se desprendendo e caindo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Em primeira batalha vencida, FAA autoriza o Boom XB-1 a voar...

0
O XB-1 garantiu a primeira Autorização de Voo Especial (SFA) para ultrapassar a Mach 1 emitida pela Federal Aviation Administration (FAA)