Aviões estão com dificuldade de pousar em Israel devido a interferência misteriosa na navegação

Foto de Flik47 via Deposit Photos (sob licença)

A Autoridade Aeroportuária de Israel (IAA) confirmou na quarta-feira (20) a preocupação de que interferências desconhecidas no GPS, nos últimos meses, têm forçado aviões comerciais a pousar usando rotas alternativas, sobretudo no aeroporto de Tel Aviv. Isto foi relatado pelo Canal 12 da televisão israelense com referência à autoridade aeroportuária.

A IAA informou que as perturbações no GPS poderiam ser provenientes de forças externas ao país, embora isso não pôde ser provado neste momento.

A Associação de Pilotos de Linha Aérea de Israel confirmou que algo descrito como spoofing ou guerra eletrônica seja uma das principais ameaças ao GPS. Isto acontece quando um receptor de GPS é alvo de um sinal falso que mostra informação de localização errônea, de modo que os sofisticados sistemas das aeronaves não conseguem diferenciar entre um sinal legítimo e impreciso.

Em declaração, Iris Raz, chefe da divisão ambiental e de engenharia da IAA, responsabilizou as forças externas como principais suspeitas desta atividade, incluindo sistemas russos baseados na Síria. A Rússia já foi acusada de interferência no passado, uma vez que tem unidades de guerra cibernética que apoiam o regime de Bashar Al Assad. O país vem negando as alegações de Israel sobre o bloqueio até ao momento.

A IAA sublinhou que as atividades aeroportuárias não foram afetadas pela perturbação, entretanto, o efeito destas interferências obrigou aviões a realizarem aproximações alternativas para o principal aeroporto do país.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias