Aviões presidenciais russos poderão ser usados em voos de passageiros por causa das sanções

Foto de Vasily Alexandrov/TASS

De acordo com fontes do jornal russo Kommersant, o Esquadrão de Voo Especial (SLO), que serve à Administração Presidencial da Rússia, liderada por Vladimir Putin, está planejando vender aeronaves de passageiros Tu-214 desativadas para companhias aéreas comerciais.

Estas aeronaves são aviões mais antigos, que têm mais de 20 anos, e precisam de restauração e isso certamente custará muito dinheiro. No entanto, diante do fato de que as empresas russas estão sem acesso a peças de reposição e a novas aeronaves por conta das sanções ocidentais, esse pode não ser um mau negócio.

A companhia aérea Red Wings foi indicada como uma interessada em adquirir esses Tu-214. Outras companhias aéreas envolvidas na discussão também sugeriram que considerarão determinada compra “dependendo do preço”, desde que certas garantias de extensão da vida útil do avião, que atualmente é limitado a 20 anos, sejam garantidas.

A Ilyushin Finance Co. também abordou a situação e comentou que uma venda dos aviões pode ter interesse de proprietários russos de aeronaves estrangeiras, que não podem voar para fora da Rússia devido às sanções, sob risco de serem apreendidas.

O Kommersant também informou anteriormente sobre a possível venda de velhos aviões Tu-204 e Tu-214, que pertenciam à Ilyushin Finance Co/Rostec e foram usados ​​anteriormente pela Red Wings, Vladivostok-Avia e Transaero. As aeronaves não estavam em condições de aeronavegabilidade no momento, e tinham idade variando de 12 a 16 anos.

Depois disso, um Tu-214 fabricado em 2002 foi colocado à venda em janeiro, por um preço mínimo de 3,8 milhões de dólares. O conserto foi estimado em mais 13 milhões de dólares, mas a venda não foi concluída. Não foram dados mais detalhes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Antes de decolar, comandante de Embraer pede comissária em casamento

0
Um voo doméstico na Polônia foi marcado por um belo pedido de casamento feito por um Comandante para uma Comissária de Voo.