Aviões ficam de cabeça para baixo durante a chegada do furacão Ian

A chegada do Furacão Ian, na Flórida, tem afetado a aviação local, mesmo em locais distantes do olho do furacão.

Horas atrás o Furacão Ian, que está na categoria 4, fez seu primeiro contato com a parte terrestre da Flórida, em Punta Gorda, na costa oeste do estado, a parte virada para o Golfo do México. Ian atingiu velocidade de 233 km/h durante este contato, mas os impactos foram sentidos no outro lado do estado, na costa Atlântica, no Aeroporto de North Perry, próximo de Fort Lauderdale, na Grande Miami.

Neste aeroporto, ao menos 15 aeronaves sofreram sérios danos, sendo que algumas delas acabaram viradas de cabeça para baixo pela velocidade do vento. Já alguns aviões foram jogados para cima de outros e um deles ficou de lado com a asa quebrada.

Os aviões danificados são todos da aviação geral, sendo aeronaves das fabricantes Cessna, Piper e Beechcraft.

Normalmente com alerta de furacão é recomendado que se coloque o maior número possível de amarrações na aeronave, como é possível ver que alguns donos fizeram no mesmo aeroporto. Outra opção é voar a aeronave para fora da região ou colocar num hangar que seja resistente a furacões, o que a Força Aérea dos EUA costuma a fazer.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias