Cathay Pacific negocia com Airbus e Boeing para renovar sua frota de carga

Imagem: Administração do Aeroporto de Hong Kong

A Cathay Pacific Airways está em negociações com a Airbus e a Boeing, as duas maiores fabricantes de aeronaves do mundo, para renovar sua frota de aviões de carga, conforme relatado pela Bloomberg. As autoridades da empresa de Hong Kong, uma das maiores operadoras de transporte de carga em termos de capacidade a nível mundial, estão a ponderar a aquisição de aeronaves Airbus A350F ou Boeing 777-8F. 

Segundo as fontes citadas pela Bloomberg, a empresa poderia fazer um pedido de compra de até seis unidades. No entanto, ainda não são conhecidos mais detalhes. Por meio de um comunicado à imprensa, a empresa reiterou que está constantemente avaliando as necessidades de sua frota de carga, embora ainda não tenha decidido fazer pedidos.

“Não tomamos uma decisão sobre quando iremos ao mercado, mas é uma questão que estamos estudando muito de perto”, comentou Augustus Tang, CEO da empresa, em junho passado.

A Cathay Pacific tem atualmente 14 Boeing 747-8Fs, com média de quase nove anos, e seis 747-400ERFs, com média de 13,5 anos, de acordo com o último relatório anual da empresa. A empresa recentemente restaurou suas operações de carga para a capacidade total e atualmente opera cerca de 100 voos semanais. No entanto, o mercado de carga aérea vem desacelerando nas últimas semanas, depois de ter crescido durante a pandemia.

Neste contexto, a Cathay Pacific também prevê um final de ano com menor atividade de transporte de mercadorias em função da queda da demanda. No entanto, continua a ser um segmento de negócio importante para as suas operações e é por isso que a empresa continua a analisar as diferentes opções disponíveis no mercado.

A expansão e modernização das frotas de carga por concorrentes próximos são um incentivo para a companhia aérea de Hong Kong seguir o mesmo caminho e melhorar o desempenho. A Korean Air também está procurando encomendar novos cargueiros da Airbus ou da Boeing. Enquanto isso, a Singapore Airlines encomendou sete A350F no início do ano, enquanto a Qatar Airways assinou um contrato para 34 777X-F.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias