Início Empresas Aéreas

Azul afirma que reduziu em 19% os cancelamentos de voos por mau tempo ao alterar sua malha no inverno

Imagem: Andréia Coppini / Prefeitura de Caxias do Sul

A Azul Linhas Aéreas informa que desde 2015 organiza todos os anos uma ‘Malha de Inverno’, em função do período ser marcado por extremos climáticos, que faz com que as empresas precisem estar atentas e prontas para se adaptar.

A companhia aérea afirma que é a única no Brasil a modificar o planejamento para diminuir os impactos operacionais causados pelas condições adversas comuns entre maio e setembro. Com isso, o resultado é uma redução significativa de 19% nos cancelamentos de voos durante o período, comparando os anos de 2022 e 2023.

Cidades como Chapecó (SC) e Caxias do Sul (RS) tiveram os melhores resultados. A primeira foi de 20 para 11 cancelamentos. Já a segunda reduziu de 14 para 10. O aeroporto de Cascavel, no Paraná, reduziu de 27 para 23 cancelamentos.

Hoje, o projeto é liderado pela gerente de Planejamento de Malha, Beatriz Barbi, que é geógrafa pela Unicamp e mestre em Climatologia. Ela explica que a construção dessa malha especial exige análises de dados meteorológicos dos anos anteriores, projeções e uma pesquisa minuciosa sobre como está a infraestrutura dos aeroportos que costumam ser impactados. Essas informações são importantes na hora de tomar decisões estratégicas, como ajuste de equipamentos, horários e eventuais cancelamentos.

“A Malha de Inverno tem como objetivo tornar a experiência do Cliente melhor e evitar transtornos causados pelo tempo e fechamento de aeroportos. É um trabalho iniciado quase seis meses antes de sua operacionalização, acompanhando dados históricos da meteorologia de cada cidade. Ajustamos os horários dos voos de acordo com os períodos de menor criticidade e mudamos o equipamento utilizado em alguns voos”, contou Barbi.

A empresa ainda ressalta que agora está desenvolvendo internamente uma nova ferramenta que visa oferecer relatórios mais detalhados e capazes de atuar em diferentes cenários. Com ela, será possível acompanhar com ainda mais precisão os impactos sofridos por cada bases.

Essa ferramenta, além de ser útil para a temporada de inverno, também poderá ser aplicada em outras épocas do ano e em análises específicas por região, finaliza a companhia.

Informações da Azul Linhas Aéreas

Sair da versão mobile