Início Empresas Aéreas

Azul deve receber mais jatos Airbus A330 usados, vindos de aéreas europeias

Divulgação – Condor

A Azul segue a pleno vapor com a modificação da sua frota de voos de longo curso, e deve receber mais jatos Airbus A330 usados, como consta do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

A empresa já reservou duas matrículas para aviões A330-200 que sairão da Condor Airlines da Alemanha em breve: PR-AIN e PR-AIL. Estas aeronaves voavam na Alemanha com os registros D-AYIC e D-AIYD, e foram fabricadas em 2009 numa encomenda originalmente da Etihad Airways.

Inclusive, os jatos mantêm até hoje a configuração originária da companhia árabe, com 22 assentos na Classe Executiva e 240 na Econômica, não muito diferente da disposição original dos A330-200 da Azul com 251 poltronas na Econômica e 20 na Executiva.

A companhia brasileira irá manter até o ano que vem esta configuração da Etihad/Condor, segundo o Presidente da Azul, Abhi Shah, revelou ao portal Melhores Destinos.

É também esperado que mais um A330 venha da Air Belgium, desta vez da versão mais nova, a A330neo. Apesar de não estar ainda solicitada a reserva de matrícula na ANAC, igual aos jatos oriundos da Condor, é bem provável que o avião seja o de registro atual OO-ABG.

A empresa belga está “brigada” com a Airbus e decidiu se desfazer dos seus A330-900neo, mesmo sendo todas as aeronaves com menos de 4 anos de fabricação, praticamente novas.

Caso se confirme a chegada do OO-ABG que tem número de série 1861, a Azul será a 5ª operadora do modelo, que foi uma encomenda original da Air Berlin que faliu, e depois seria repassado para a RwandAir mas que desistiu do modelo por causa da crise da Pandemia.

Finalmente no final de 2021 a aeronave arranjou um operador, que foi a Air Belgium, que no ano passado sub-locou o jato para a polaca LOT. Desde então o avião está com a configuração de 30 assentos na Executiva, 21 na Econômica Premium (disposição 2-3-2) e 235 na Econômica regular na disposição 2-4-2, típica do A330.

Ainda segundo Abhi, todos estes jatos que serão recebidos, incluindo os A330 da Air Asia X, manterão a configuração do operador antigo e serão retrofitados (reformados) para o padrão Azul apenas em 2025.

Sair da versão mobile