Azul é credenciada pela ANAC para aplicar a pilotos o Santos Dumont English Assessment

Imagem: Luiz Granzotto / Prefeitura de Campinas

Uma portaria publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 31 de março, credencia a Azul Linhas Aéreas para a aplicação do Santos Dumont English Assessment.

A avaliação tem como propósito a verificação do nível de proficiência linguística de pilotos detentores de licença brasileira. O credenciamento foi dado de acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 183, que trata de “Credenciamento de Pessoas”, e a Instrução Suplementar nº 183-001, que trata de “Processo de credenciamento de pessoa jurídica e profissional qualificado para aplicação do exame de proficiência linguística da ANAC”.

O local definido pela Azul Linhas Aéreas e aprovado pela ANAC para a aplicação da prova foi a unidade UNIAZUL – Centro de Treinamento, situada na Rua Sérgio Fernandes Borges 1000 Bl. D, Distrito Industrial, Campinas – SP.

A portaria também convalidou todos os atos praticados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., desde o dia 29 de março de 2023 até a data da publicação da portaria, além de revogar a Portaria Nº 3.226/SPO, de 17 de outubro de 2018, Seção 1, página 89.

Segundo a ANAC, o Santos Dumont English Assessment (SDEA) consiste de um exame em duas etapas, sendo a segunda exclusiva para verificação do nível 6.

A primeira etapa do SDEA é aplicável a todos os candidatos e consiste de uma entrevista oral dividida em quatro partes: Aviation Topics, Interacting as a Pilot, Unexpected Situations e Picture Description and Discussion.

A segunda etapa do SDEA é aplicável exclusivamente aos candidatos que demonstrarem, na primeira etapa do exame, potencial para obtenção do Nível 6, ou seja, um desempenho sugestivo de proficiência linguística acima do nível 5 em todas as habilidades da Escala de Níveis de proficiência linguística determinada pela OACI.

A segunda etapa do SDEA é dividida em cinco partes e dura aproximadamente 45 minutos, incluindo comunicações face-a-face e situações de uso da voz apenas (telefone/radiotelefone) em diversos contextos relacionados às atividades de trabalho dos pilotos.

Espera-se que o candidato, nas Partes 1 a 4 da segunda etapa, forneça respostas mais elaboradas, sendo informativo e desenvolvendo seus argumentos e opiniões sem, no entanto, se desviar do foco das perguntas. Já na Parte 5, espera-se que o candidato se comunique da mesma forma em que faria em uma situação real de radiotelefonia.

Nas duas etapas do SDEA as habilidades sujeitas à avaliação são: pronúncia, estrutura gramatical, vocabulário, fluência, compreensão e interações. O exame é feito com base nos descritores holísticos e na escala de níveis de proficiência linguística determinada pela OACI, que consta no Apêndice A do RBAC 61. Para cada uma das seis habilidades avaliadas se atribui um nível: a nota final do candidato é igual ao menor deles.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing entregou 24 aviões em maio, metade dos repassado a clientes...

0
A Boeing afirmou, na última terça-feira (11), que entregou 24 aviões comerciais em maio, cerca da metade dos 50 jatos que foram repassados