Azul ganha o sinal verde da ANAC para voar com o maior avião de sua história

A Azul Linhas Aéreas concluiu com êxito um processo iniciado muitos meses atrás para a inclusão do Airbus A350-900 XWB em suas especificações operativas e, na última semana, recebeu o sinal verde da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para começar a usar a aeronave, a maior já operada em sua história, em sua malha aérea. O jato foi homologado com ETOPS 120.

O processo de homologação de um novo modelo de aeronave deve seguir múltiplas etapas, que vão desde a confecção de manuais operacionais e de treinamento, até testes em voo e com a aeronave em solo. Além de requerer milhares de horas da equipe, trata-se de um processo dispendioso, onde a empresa prova ao regulador que tem condição de operar a aeronave com segurança.

Com capacidade para até 334 passageiros, o Airbus A350-900 XWB faz parte do plano de modernização da frota da companhia. Atualmente, a Azul conta um exemplar no Brasil, o qual foi usado em todos os testes com os fiscais da ANAC. Um segundo exemplar deve chegar antes do final do ano.

Os voos com o A350 decolarão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), local onde a companhia já opera seu maior hub. O primeiro destino será a cidade de Orlando, na Flórida (EUA), a partir do dia 15 de dezembro, em um dos dois voos diários da empresa. Já a partir de 1º de janeiro de 2023 e ao longo da alta temporada, toda a operação da Azul entre Viracopos e Orlando será feita com este equipamento  

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias