Azul solicita segundo voo diário para Paris e dá sinais que ficará com o A350 por mais um tempo

Novas mudanças na malha e frota da Azul Linhas Aéreas podem ocorrer em breve, com a companhia expandindo voos para Paris.

Anos atrás, a empresa brasileira Azul tinha encomendado e desistiu de receber os jatos Airbus A350, que acabaram indo para uma outra empresa, a chinesa HNA, que era acionista da Azul na época. Na China, os jatos voaram um tempo, mas a empresa entrou em crise e tirou os jatos.

Os aviões ficaram estocados durante a pandemia e começaram a chegar no ano passado, mas em quantidade menor que esperado, com apenas dois tendo sido entregues desde então, de um total de quatro inicialmente previstos. Neste ano, porém, voltaram a surgir rumores que a empresa daria fim de vez à sua frota de jatos A350.

Em uma nova reviravolta, entretanto, um pedido de mais voos dá indícios de que a empresa deve ficar com os A350 por mais algum tempo.

A informação mais recente é a de que, nos slots do Aeroporto de Viracopos, foram inseridos dois novos voos da companhia, indo e voltando do Aeroporto Orly, em Paris: o AD-8800 e o AD-8801. Estes voos deveriam começar em 1º de novembro e irem até ao menos 30 de março de 2024.

Segundo o slot, a previsão é que o voo decole de Campinas às 23h05, chegando em Paris às 14h35 do dia seguinte. Já decolagem de volta ocorre às 20h45 da capital francesa, chegando às 04h45 no Brasil.

Este voo, assim como o AD-8700/8701, que são os atuais para Paris, estão programados par serem feitos com o A330-900neo, sendo que a operação do A350 deve ficar focada em Orlando durante a alta temporada do verão brasileiro.

E os outros A350

Por outro lado, foi noticiada a movimentação de um jato A350 que deveria ter ido para a Azul, mas acabou ficando na França após ter retornado da Hong Kong Airlines, uma empresa do grupo HNA, citado acima.

De matrícula F-WTAL, a aeronave voou na China com a matrícula B-LGB e deveria ter vindo para a Azul com o registro brasileiro PR-AOX. Porém, de uns meses para cá, a aeronave passou a constar no inventário do portal PlaneSpotters como tendo sido repassada para a Iberia, o que acabou não ocorrendo.

No último dia 25 de agosto o jato foi transladado de Tarbes, nos Pirineus Franceses, para Abu Dhabi, onde fica um grande centro de manutenção da Etihad Airways, o mesmo local que preparou todos os A350 anteriores da Azul.

A empresa FlightDeckSupport, especialista em translados de aeronaves de companhias aéreas, compartilhou no seu LinkedIn as informações deste voo, e afirmou que a Azul é a cliente deste voo feito apenas com a tripulação técnica.

Fontes próximas da operação consultadas pelo AEROIN afirmaram que a Azul vai entender o acordo de leasing (aluguel) dos A350 que já opera e concordou em ficar com ao menos mais uma aeronave que deveria ter recebido meses atrás.

O acordo teria sido fechado com o lessor (dono da aeronave) após negociações sobre dívidas anteriores de leasings devidos durante a Pandemia. Pelo fato de nenhuma outra empresa aérea se interessar pelas aeronaves, a melhor solução seria a continuidade delas com a Azul.

Um prazo para a chegada do jato de matrícula PR-AOX ainda não está definido. As próximas movimentações da aeronave indicarão seu destino.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias