Início Empresas Aéreas

Azul usará uma configuração mais apertada de assentos nos seus novos Airbus A330neo

Os dois próximos Airbus A330neo da Azul Linhas Aéreas não devem ser reconfigurados e terão mais assentos que os jatos atuais da empresa.

Foto – Clément Alloing

Como o AEROIN relatou no mês passado, a Azul reservou duas matrículas na ANAC para aviões Airbus A330neo que hoje voam na AirAsia X, uma empresa de baixo-custo da Malásia. Estas aeronaves reforçarão a frota de longo curso da Azul, que sofreu uma baixa com a aposentadoria de alguns A330-200 mais antigos e também a saída definitiva do A350XWB.

Porém, a empresa deverá manter o interior da AirAsia nos dois jatos A330-900neo que receberá, segundo informações que estão disponíveis no próprio site da Azul e também fontes na companhia.

Os jatos A330neo da Azul têm a configuração de 264 assentos na econômica e 34 na executiva, exatamente o mesmo interior da portuguesa TAP. As poltronas da executiva tem acesso sempre ao corredor e reclinam totalmente, virando uma cama, enquanto na econômica todos os assentos contam com tela individual de entretenimento e distância entre poltronas de 78 centímetros e de 86cm na área premium, a Economy Xtra.

Já na AirAsia X a situação é diferente por se tratar de uma empresa de baixo-custo: são apenas 12 assentos na executiva, que não viram cama e estão dispostos na configuração 2-2-2 ao invés da 1-2-1 da Azul, que sempre dá acesso ao corredor.

Na econômica, são 365 assentos que têm a configuração 3-3-3 ao invés do 2-4-2 da Azul, totalizando 1 assento a mais por fileira nesta classe. Nesta última a distância entre assentos é de 76 centímetros.

A econômica premium da AirAsia X é de apenas 3 fileiras (sempre nas saídas de emergência), totalizando 27 assentos, enquanto na Azul o conceito é diferente com uma área 11 fileiras e 96 assentos premium. Em toda a aeronave da companhia asiática, incluindo na executiva, não existe entretenimento individual e nem Wi-Fi.

A Azul recentemente mudou o nome do seu programa de milhagem, que passou a se chamar Azul Fidelidade ao invés de TudoAzul. E o programa também passou por uma nova reformulação, e um novo manual foi escrito, que cita algo novo: Economy Prime.

Este nome será o adotado pela empresa para a classe executiva nos dois A330-900neo oriundos da AirAsia. Imagens de promoção deste novo produto, destacando seu custo-benefício, já estão sendo utilizadas.

Ainda não foi divulgado qual será a faixa de preço da Economy Prime, mas é esperado que seja um pouco mais caro que a Economy Xtra vendida nos voos com os outros A330, mas consideravelmente mais barato que a Executiva tradicional.

Uma data para chegada das aeronaves ainda não foi divulgada, mas é esperado que ocorra até o final deste primeiro semestre. Entramos em contato com a Azul para saber detalhes desta nova configuração, e a empresa enviou o seguinte comunicado:

A Azul informa que a Economy Prime é uma nova categoria intermediária da Azul, que estará disponível em voos internacionais selecionados. Este produto tem como objetivo oferecer uma nova opção de experiência ao Cliente, com assentos com maior espaço entre as fileiras, maior inclinação e serviço exclusivo com refeição, além de opções de entretenimento. A categoria Economy Prime pode ser adquirida como marcação de assento, da mesma forma que o Espaço Azul e Economy Xtra, em Reais ou com pontos. Importante ressaltar que os preços são dinâmicos.