Azul tentou slots para voar para Londres, mas não conseguiu

O plano da Azul ter um terceiro destino na Europa acabou indo por água abaixo após a empresa ter o pedido de horário de voos negado.

A empresa brasileira hoje opera voos para Lisboa e Paris a partir de Viracopos, e no passado já voou para Porto. Enquanto a capital francesa pode parecer uma incerteza diante da possível saída dos jatos Airbus A350 que operam a rota, outra capital europeia quase entrou na malha da companhia.

Segundo dados da Coordenação de Slots (1 slot = 1 horário de pouso + 1 horário de decolagem) do Aeroporto de Heathrow em Londres obtidos pelo portal Air Data News, a Azul pediu slots para voar de Campinas diretamente para a capital britânica.

Seriam 308 slots para operações na temporada IATA de inverno de 2023, que começa no final de outubro e vai até o último dia de março do ano que vem. Apenas com os slots em mãos a companhia poderia solicitar o voo e iniciar a comercialização das passagens.

Porém o Aeroporto de Heathrow negou o pedido de slot (sendo o motivo específico não revelado). Mesmo sendo o maior aeroporto da Europa em volume de tráfego, Heathrow sofre por ter apenas 2 pistas, sendo que outros aeroportos tem 4 pistas como Charles de Gaulle em Paris e Frankfurt na Alemanha, ou até 7 pistas como o Schiphol em Amsterdã.

E sem sucesso para autorização de construção de uma 3ª pista, Heathrow tem os slots mais disputados da Europa. Apesar disso a Virgin garantiu direitos para voar de lá para São Paulo-Guarulhos e a LATAM para Lima no Peru.

Entramos em contato com a Azul para entender melhor os planos da companhia e a empresa afirmou que “esta é uma prática comum no mercado e, como empresa competitiva, está sempre atenta para novas possibilidades de negócios e incremento em sua malha nacional e internacional.”

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias