Balão com a bandeira do Brasil cruza com jato no México em grande altitude

Um encontro que poderia se tornar um acidente aconteceu no México, quando um jato Airbus topou em voo com um balão com bandeira do Brasil.

Os pilotos de um jato Airbus, da companhia aérea mexicana de baixo-custo Volaris, estavam subindo para o nível de voo 370 (37.000 pés ou cerca de 11,5 mil metros) após decolarem de Guadalajara rumo à Cidade do México, quando, de repente, um balão com bandeira do Brasil apareceu bem próximo.

Apesar do balão estar tão alto e próximo da aeronave, não foi necessário um desvio, mas os pilotos informaram ao Controle de Tráfego Aéreo sobre o objeto que não era tripulado.

Mais tarde, sugiram fotos do balão sendo solto e a divulgação de um evento em Paracho, cidade que fica praticamente no meio do caminho entre Guadalajara e a capital do México.

O chamado Festival Cantoya Fiesta y Color de Paracho foi realizado entre os dias 21 e 23 de julho, data bem próxima de quando o vídeo gravado pelos pilotos começou a circular nas redes sociais.

A soltura de balões não tripulados é crime no Brasil, mas ainda assim o país lidera o número de solturas e de reportes por parte de tripulações sobre os balões sem controle, que são um grave risco à aviação.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias