Balão solto por criminosos é abatido pelos Bombeiros após invadir o Aeroporto do Galeão, no Rio

Um balão solto por criminosos precisou ser abatido na manhã de hoje no Aeroporto Internacional do Galeão no Rio de Janeiro.

Imagem: Aviation TV

O balão não tripulado caiu nesta manhã próximo da pista 15/33 às 08h20, que por ser mais próxima do continente é normalmente a mais afetada com a soltura de balões por criminosos.

Desta vez, a ação rápida dos bombeiros de aeródromo do Galeão evitou um acidente e o balão foi abatido ainda no ar com um jato d’água lançado por um dos caminhões.

O objeto caiu então na grama e foi recolhido pela equipe de solo, sem ter iniciado um incêndio. A ação foi captada por uma das câmeras ao vivo do canal Aviation TV, que mostra 24 horas por dia a rotina de operações nos aeroportos cariocas do Galeão e Santos Dumont.

Soltar balão é crime

A soltura deste tipo de balão é uma cultura criminosa no Brasil e existem leis que proíbem a prática. A maior parte dos casos envolvendo incidentes de aviação acontece nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde há mais voos. Por não estarem tripulados e nem com autorização, por diversas vezes esses objetos entram em rotas de aviões, impondo um risco à aviação.

No seu artigo 42, a Lei 9.605 de 1998 prevê que a soltura deste balão cabe “detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”, mas dificilmente ouve-se casos de prisões por esse motivo, indicando que existe dificuldade de punir os criminosos. Enquanto isso, aviões estão expostos a um grande risco.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias