Início Aviação Militar

Base Aérea de Belém recebeu o público no Portões Abertos BABE 2023

Imagem: Força Aérea Brasileira

Em mais um dos tradicionais Portões Abertos que acontecem anualmente por todo o país, a Base Aérea de Belém (BABE), no Pará, recebeu o público em suas instalações no domingo passado, dia 25 de junho de 2023, das 09h00 às 16h00.

A atividade institucional sem fins lucrativos foi uma oportunidade para estreitar os laços da sociedade com a Base Aérea de Belém e a com a Força Aérea Brasileira (FAB), e fez parte das celebrações dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

Além de organizadora do evento, a FAB exibiu aeronaves como o P-95 Bandeirulha, o C-97 Brasília, o C-95 Bandeirante e o histórico Douglas C-47, entre várias outras.

O Exército Brasileiro (EB), por sua vez, participou com o helicóptero HM-4 Jaguar, e a Marinha do Brasil (MB) também destacou sua presença com o UH-15 Super Cougar, além de ambas as Organizações Militares (OM) terem seus stands.

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil informa que foi representada pelo Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN). O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte realizou a exposição de materiais utilizados pelo GSAR (Grupo de Salvamento e Resgate), proporcionando à população a oportunidade de conhecer de perto os procedimentos realizados em missões de resgate.

Além disso, a MB realizou uma demonstração de “Fast Rope”, utilizando a aeronave UH-15 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, em conjunto com os Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, sucedendo em uma exibição para o público presente.

Imagem: Marinha do Brasil

A técnica de voo associada ao “Fast Rope” consiste na aproximação da aeronave e seu posicionamento sobre o local de desembarque com o máximo de ocultação possível, de maneira a garantir a surpresa da infiltração e um menor tempo de exposição.

Os militares do Corpo de Fuzileiros Navais simularam uma descida por cabo em um ponto sensível de difícil acesso, realizando os procedimentos de segurança e o deslocamento em conduta, além da efetuação de tiros de festim, como parte da demonstração.

Sair da versão mobile