Início Empresas Aéreas

Após 4 anos estocado, Boeing 737 da GOL faz testes na pista auxiliar de Congonhas e volta a voar

Um jato da GOL Linhas Aéreas que estava estocado desde o início da pandemia do coronavírus ganhou os céus hoje novamente.

O avião fazendo testes em Congonhas, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

O avião que voltou a voar após 4 anos é um 737-800 da GOL, de matrícula PR-GGQ, e que foi recebido pela companhia brasileira direto da fábrica em dezembro de 2009. Desde então, a aeronave voou ininterruptamente até a chegada da pandemia em 2020. O jato foi então colocado em estocagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), em abril daquele ano.

Nesta manhã, a aeronave foi vista fazendo testes no aeroporto central paulistano, onde acelerou na pista auxiliar e depois fez uma simulação de decolagem abortada, um teste bastante comum em voos antes da entrega de aviões novos, assim como quando na volta ao serviço de jatos que ficam parados por longo tempo.

Os testes foram mostrados na transmissão ao vivo do canal Golf Oscar Romeo e o momento pode ser visto novamente no vídeo abaixo, quando colocado no horário local de 10h36:

Após o teste no aeroporto, a aeronave decolou e foi para a região litorânea do Rio de Janeiro para realizar testes, mudando de altitude e direção, e realizou procedimentos também em São José dos Campos (SP).

Por fim, o jato retornou para Congonhas e pousou às 14h59, como também pode ser visto no vídeo acima. Os voos do PR-GGQ podem ser acompanhados em tempo real pela plataforma RadarBox na tela a seguir (somente aparecerá quando estiver em voo, sendo captado pelos receptores da plataforma):