Boeing 737 MAX 10 deve ser certificado só no ano que vem, afirma O’Leary

A Boeing deve acumular mais atrasos com os recentes problemas no 737 MAX 9, que deverão impactar o MAX 10, o maior 737 já feito.

Divulgação – Boeing

O avião Boeing 737 MAX 10, que já era para estar em serviço comercial, teve seu projeto e certificação atrasados por problemas com o MAX 8, que teve dois acidentes vitimando mais de 300 pessoas em 2018 e 2019, e forçou uma recertificação nesta versão e também uma revisão de design nas variantes de ponta: a menor, MAX 7, e a maior, MAX 10, que não estavam certificadas quando os acidentes aconteceram.

No caso, a Boeing tem lutado para que as modificações sejam mínimas e sejam consideradas válidas antes das novas regras para alertas de cabine entrarem em vigor, a fim de manter uma igualdade de operação entre os modelos, que tem comprimentos diferentes, mas mesmo motor e asas.

No entanto, o recente acidente com a porta tampão do MAX 9 engessou a produção e desenvolvimento de toda a família 737 e isto deverá impactar o MAX 10, segundo afirma o CEO de um dos principais clientes da Boeing, a Ryanair.

A empresa de baixo-custo irlandesa já opera jatos MAX 8 numa configuração especial para 199 passageiros denominada MAX 200, mas quer levar o máximo de pessoas possíveis na versão ainda maior, a MAX 10, que deverá ter 230 assentos.

Durante um evento de lançamento de novas rotas saindo de Londres, Michael O’Leary que é o conhecido CEO da Ryanair, afirmou que “o MAX 10 fica atrasado cada dia mais”, referindo ao probelma que a Boeing enfrenta agora e o atraso na certificação do jato.

O CEO apontou que tem grandes dúvidas se o MAX 10 será certificado de fato em 2024, como foi previsto pela última vez pela Boeing. Agora a tendência é que ele seja certificado no início de 2025, com as primeiras entregas para o final do segundo semestre.

A empresa irlandesa recebe constantes atualizações da Boeing sobre o MAX 10, já que será uma das primeiras se não a primeira a operar, e quer já planejar a malha futura contando com a aeronave, mas precisa saber quando de fato terá ela em sua frota.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias