Boeing 737 torna-se a 1ª aeronave de transporte de grande porte em que os pilotos podem usar EFVS na cabeça

Boeing 737-800 utilizado pela empresa para certificar o AerAware – Imagem: AerSale

A norte-americana AerSale Corporation, empresa de engenharia especializada em produtos e serviços de aviação, anunciou que seu produto para “AerAware”, recebeu nesta semana, da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), um Certificado de Tipo Suplementar (STC) para a linha de produtos Boeing 737NG.

Com isso, o AerAware é, segundo a empresa, o primeiro Sistema de Visão Aprimorada de Voo (EFVS – Enhanced Flight Vision System) comercial do mundo a alcançar uma ampliação visual de 50% (em relação à visão natural sem ajuda do equipamento), e o Boeing 737NG se torna a primeira aeronave de transporte de grande porte do mundo a ser certificada com uma solução EFVS completa de piloto duplo com display para a cabeça dos pilotos (Head-Wearable Display).

Imagem: AerSale

A AerSale ressalta que desenvolveu o programa de certificação do AerAware sob licença da The Boeing Company, que incluiu acesso aos serviços técnicos, manutenção e dados de engenharia necessários.

A certificação do AerAware é o resultado de uma colaboração com a Universal Avionics, uma empresa da Elbit Systems, que apresenta a integração da tecnologia ClearVision desenvolvida por sua equipe, incluindo dois SkyLens Head-Wearable Displays e um EVS de última geração, com uma câmera multiespectral EVS-5000 que fornece capacidade de alerta para superar a baixa visibilidade – tanto de dia quanto de noite.

Imagem: AerSale
Imagem: AerSale

O AerAware incorpora Sistemas de Visão Sintética e de Visão Aprimorada junto com a simbologia do Display Primário de Voo (PFD – Primary Flight Display), resultando em um Sistema de Visão Combinada controlado pelo usuário que aumenta substancialmente a consciência situacional durante todas as fases do voo, incluindo operações de baixa visibilidade.

Nicolas Finazzo, CEO da AerSale, declarou:

“Hoje é um marco para a AerSale, pois anunciamos com orgulho a emissão pela FAA de um Certificado de Tipo Suplementar para o AerAware. Estou orgulhoso de nossa equipe e grato aos nossos parceiros e à FAA por seu esforço incansável para concluir um processo de certificação abrangente e robusto e trazer o AerAware para sua fase de comercialização.

Essa conquista não apenas estabelece o AerAware como o primeiro sistema EFVS comercial do mundo com uma notável vantagem visual de 50%, mas também coloca a empresa em uma posição de liderança para fornecer esta tecnologia avançada às companhias aéreas que operam a família de aeronaves Boeing 737NG”.

A AerSale explica que os benefícios do AerAware incluem maior segurança, redução de custos operacionais, melhor eficiência das companhias aéreas e vantagens ambientais. A principal capacidade do sistema é a de aumentar a segurança e a consciência situacional durante todas as fases do voo, e não apenas limitada a condições meteorológicas de baixa visibilidade.

Além disso, o sistema AerAware EFVS se alinha com o projeto do Sistema de Transporte Aéreo de Próxima Geração da FAA como uma iniciativa de melhoria operacional relacionada a aproximações aprimoradas e operações de baixa visibilidade. É um aspecto estratégico fundamental do Roteiro de Integração de Sistemas Humanos da FAA, concebido para alcançar a transformação do Sistema do Espaço Aéreo Nacional.

Principais recursos e benefícios do AerAware

Segurança aprimorada: Com um ganho visual de 50%, o AerAware EFVS melhora substancialmente o gerenciamento de recursos da tripulação e a coordenação da cabine, reduzindo o risco de acidentes, incursões em pista, colisões da cauda com o solo e pousos duros em todas as condições (não apenas naquelas em que a visibilidade é limitada) e durante todos as fases do voo.

Além disso, o AerAware melhora muito a consciência situacional da tripulação de voo, o que resulta em um melhor gerenciamento de energia durante as fases críticas do voo.

Eficiência aprimorada: os pilotos podem decolar e pousar com segurança em condições de visibilidade limitada, levando a menos atrasos e cancelamentos – economizando, em última análise, tempo e recursos.

Além disso, o sistema AerAware fornece prioridade de despacho e de aproximação de pouso, bem como capacidade de pouso de baixa visibilidade, independentemente da infraestrutura do aeroporto de destino, resultando em maior eficiência operacional.

Custos reduzidos: o AerAware minimiza o potencial de atrasos, desvios e cancelamentos, reduzindo a necessidade de arranjos dispendiosos de transporte/hotel alternativo e custos de reposicionamento de aeronaves, beneficiando, em última análise, tanto as companhias aéreas quanto os passageiros.

Além disso, uma redução no consumo de combustível é alcançada quando os pilotos podem evitar padrões de espera em voo como ocorre quando aguardam uma melhor visibilidade para pousar.

Impacto ambiental reduzido: a maior eficiência das rotas durante condições meteorológicas adversas contribui para reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono, alinhando-se com o compromisso da indústria da aviação com a sustentabilidade e o ESG.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias