Boeing 787 pousa pela primeira vez na Base Aérea de Canoas

Foto: Anna Zvereva

Pela primeira vez, um jato Boeing 787 Dreamliner pousou numa base militar brasileira, no que se tornou o aeroporto da grande Porto Alegre.

A Base Aérea de Canoas (BACO) está se tornando o aeroporto provisório de Porto Alegre, já que o Salgado Filho permanece alagado. E trazendo mais ajuda para a população gaúcha, um 787-8 voou da Argentina para a BACO na tarde desta terça-feira, 21 de maio.

O jato de matrícula P4-787 é operado pela Comlux Aruba, sendo o avião de propriedade do empresário argentino Enrique Piñeyro. Ele é conhecido por usar o seu Dreamliner em várias causas humanitárias, desde protesto contra a ditadura do Irã até apoio para a população de Serra Leoa, e agora para as vítimas no sul do Brasil. Por este motivo, a aeronave tem as marcas Solidaire estampadas na fuselagem.

A quantidade de carga humanitária ainda não foi informada. O avião saiu do Aeroporto de Ezeiza às 14h54 e pousou em Canoas às 16h08, retornando 4 horas depois para a capital argentina.

Apesar do Dreamliner ser uma grande aeronave, a versão 787-8 dele não supera em tamanho e peso o Airbus A330-200, que é operado regulamente pela FAB na BACO, e até hoje é o maior avião a pousar ali com ajuda humanitária.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias