Boeing da Gol volta a decolar após três meses, mas vai direto para a Costa Rica

Neste primeiro dia do mês de junho, um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, de marcas brasileiras PR-GTQ (msn 36146), foi visto cruzando todo o Brasil rumo à Costa Rica, onde deverá passar por manutenção, antes de retornar à frota.

Segundo dados do Radarbox, o último voo do PR-GTQ havia sido em 11 de fevereiro, quando voou para Belo Horizonte, realizando um voo regular proveniente de São Paulo. Depois disso, o jato permaneceu estacionado nas instalações da companhia em Confins, para agora ser reativado.

Não há informações publicamente disponíveis sobre o motivo da Gol ter enviado a aeronave para a Costa Rica, mas existe a probabilidade da brasileira ter contratado os serviços da costarriquense Cooperativa Autogestionaria de Servicios Aeroindustriales (COOPESA), uma renomada oficina de manutenção, que tem capacidade de prestar serviços completos para jatos Boeing 737.

Nos últimos meses, com o retorno dos aviões aos céus e o aumento na demanda por viagens, as empresas aéreas de todo o mundo têm encontrado dificuldades para realizar manutenções, já que os slots das oficinas de todo o mundo estão ocupados. Alguns exemplos recentes disso referem-se à própria Gol, que enviou aeronaves para o México e Bulgária; a Latam que envio jatos à Bulgária; e a Azul, que mandou para a Jordânia o A330 que será repassado à Força Aérea Brasileira em julho.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias