A Boeing anunciou nesta terça-feira, 20 de setembro, que já definiu qual será a companhia aérea de lançamento do Insight Accelerator (IA), uma nova solução digital baseada em nuvem que emprega inteligência artificial para melhorar a eficiência operacional e evitar interrupções de alto impacto no serviço.
Embora a última geração de aviões comerciais, como o 787, gere uma grande quantidade de dados de voo, muitos operadores não têm infraestrutura para gerenciar e aproveitar as informações.
Para resolver essa deficiência, o IA usa algoritmos prontos para uso para classificar e detectar anomalias e criar alertas para permitir que as companhias aéreas tomem ações proativas de manutenção e reparo e evitem atrasos não programados.
A japonesa All Nippon Airways (ANA) será o cliente de lançamento do Insight Accelerator. A empresa opera a maior frota de 787 do mundo, com 77 unidades, incluindo todos os três submodelos.
Com sede em Tóquio, a ANA foi a operadora de lançamento global do 787 Dreamliner e é um dos clientes iniciais da família 777X. Ela se tornou a primeira companhia aérea no Japão a encomendar o 737 MAX, com pedidos firmes de 20 737-8, e atualmente opera mais de 170 jatos Boeing.
Manubu Tono, gerente de Planejamento e Administração da Engenharia da All Nippon Airways, comentou:
“Existem muitos produtos no mercado para análise de dados de voo, mas o Insight Accelerator é a ferramenta mais eficaz para a operação de nossas aeronaves. É muito inovador e atende ao nosso objetivo principal de alavancar recursos nos dados de voo que indicam uma falha do sistema antes que ela aconteça.”
A Boeing explica que desenvolveu a plataforma IA com base em décadas de experiência no apoio à frota global e no desenvolvimento de métodos rigorosos enquanto auxiliava em situações de ‘avião no solo’ (AOG – Aircraft On Ground).
Duane Wehking, vice-presidente de Soluções de Aviação Digital da Boeing Serviços Globais, finalizou:
“A inteligência artificial integrada do IA, a exploração guiada e as visualizações poderosas permitem que as companhias aéreas investiguem dados de voo e manutenção, identifiquem tendências e descubram insights – tudo sem codificação especializada ou habilidades de programação. Esta é uma solução fácil de usar que agregará valor às companhias aéreas desde o primeiro dia.”
Informações da Boeing