Início Indústria Aeronáutica

Boeing demite líder do programa MAX e reorganiza divisão de aviões comerciais com ex-mecânica do C-130

Imagem: Boeing

A Boeing decidiu destituir Ed Clark, líder do programa 737 MAX, ao mesmo tempo em que iniciou uma reorganização de sua equipe de liderança da divisão de Aeronaves Comerciais, com efeito imediato. Esta decisão é consequência direta do incidente ocorrido em 5 de janeiro, quando um painel da fuselagem de um 737 MAX 9 montado em Renton se desprendeu durante um voo da Alaska Airlines.

O NTSB observou em seu relatório preliminar que faltavam parafusos importantes no avião antes do incidente de 5 de janeiro, o que levou a um aumento nos processos de controle de qualidade na Boeing e em seus fornecedores.

Clark, que atuou como vice-presidente do programa MAX e gerente geral das instalações de Renton, deixará a empresa, sendo substituído por Katie Ringgold, atual vice-presidente de operações de entrega do 737, informou o Aviacionline.

As mudanças foram anunciadas na manhã de quarta-feira em um e-mail aos funcionários por Stan Deal, chefe da Boeing Commercial Airplanes. Deal expressou que as mudanças de liderança visam “garantir que cada aeronave que entregamos atenda ou exceda todos os requisitos de qualidade e segurança”.

Clark havia assumido a liderança do programa MAX em 2021, quando o avião foi liberado para operação comercial após ter sido suspenso por dois anos após dois acidentes relacionados ao sistema MCAS (Manouvering Characteristics Augmentation System). Apesar de sua saída involuntária, Deal reconheceu sua “profunda gratidão pelas importantes contribuições [de Clark] durante quase 18 anos de serviço dedicado à Boeing”.

Sua sucessora, Ringgold, tem sólida trajetória no setor, tendo iniciado sua carreira na aviação realizando manutenção e análise de sistemas aviônicos nos Lockheed C-130 da Força Aérea dos EUA. Desde que ingressou na Boeing em 2011, ocupou diversos cargos importantes até se tornar vice-presidente de operações de entrega do 737.

Mais compromissos para mudar a imagem

Além da saída de Clark e da chegada de Ringgold ao programa 737 MAX, a Boeing também anunciou a promoção de Elizabeth Lund e Mike Fleming para novos cargos-chave dentro da organização. Lund, que anteriormente liderou todos os programas de aeronaves na Boeing Commercial Airplanes, assumirá a nova função de Vice-Presidente Sênior de Qualidade da BCA.

Em sua nova função, Lund liderará os esforços de garantia de qualidade. Ele se reportará diretamente a Stan Deal e atuará no conselho executivo da empresa, garantindo que as políticas de qualidade sejam implementadas em todas as divisões e programas.

Mike Fleming, que desempenhou um papel crucial no retorno ao serviço do 737 MAX após os dois acidentes e liderava o programa de certificação dos modelos MAX 7 e MAX 10, foi promovido a vice-presidente sênior e gerente geral de todos os programas BCA, tomando o lugar de Lund. Fleming supervisionará a produção dos modelos 737, 767, 777/777X e 787, reportando-se também a Deal.

Leia mais:

Sair da versão mobile