“Boeing deve focar em qualidade e não em lucro”, diz maior dono de aviões do mundo

A empresa com mais aviões no mundo não está satisfeita com os últimos acontecimentos na Boeing e quer mudanças.

Divulgação – Boeing

A AerCap, da Irlanda, é hoje a empresa com mais aviões no mundo, totalizando 1.500 aeronaves em seu nome. A empresa é o maior lessor do mundo, sendo uma financeira que aluga os aviões para companhias aéreas, incluindo as do Brasil.

Destas 1.500 aeronaves em operação e pendentes de entrega, 620 são jatos da Boeing e 183 são da série 737 MAX, que hoje é o principal problema da fabricante americana após o acidente do voo AS-1282.

Aengus Kelly, CEO da AerCap falou ao Financial Times sobre a situação do seu fornecedor: “Dado o que aconteceu com os dois acidentes fatais (do 737 MAX 8) e este acidente de agora, as metas financeiras tem que ser colocadas para trás na prioridade da Boeing e sua cadeia de fornecedores. A Boeing deve focar 100% em qualidade e segurança, mas métricas financeiras são completamente secundárias para o futuro da empresa neste momento”.

Hoje, a AerCap já recebeu 53 dos 183 jatos encomendados e todos estão em operação em companhias aéreas pelo globo, incluindo do modelo MAX 9. A empresa não precisou quantos de seus MAX 9 estão parados, já que isto é responsabilidade da companhia aérea junto do regulador de aviação de seu país.

Kelly destaca que o 737 “é o principal produto da Boeing” e que, por causa disso, deve ser considerado seguro o mais rápido possível, e que a fabricante “não pode permitir novos erros, que se acontecerem vai ser difícil convencer os clientes a comprarem mais aeronaves”.

Neste caso, o executivo se refere às companhias aéreas, que encomendam junto à Boeing e depois procuram a AerCap ou outro lessor para viabilizar o negócio do ponto de vista financeiro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias