Boeing não está com medo de uma versão maior do Airbus A220

Imagem: Airbus

A Airbus desenvolveu a sua linha de aeronaves A220, que inclui o A220-100 e A220-300, que transportam cerca de 135 e 160 passageiros, respectivamente. No entanto, existem rumores de que a Airbus tenha um roadmap para oferecer uma variante maior, o A220-500, com cerca de 170 assentos.

Isso ainda não está totalmente confirmado, mas CEO da concorrente Boeing, David Calhoun, foi questionado sobre tal desenvolvimento por parte da rival e se isso lhe representa alguma ameaça. Calhoun, no entanto, minimizou e disse que não – embora também não tenha detalhado muito o por quê.

Como relata o FlightGlobal, Calhoun apenas explicou que a Boeing tem como alvo desenvolver aeronaves altamente eficientes. Para isso, está focada em desenvolver um novo jato de fuselagem estreita, que seria mais eficiente até 30% do que os modelos já existentes. Ele também apontou a parceria entre a companhia e a NASA para a construção de uma aeronave de demonstração com asa treliçada, que deverá ser usada como a próxima versão da Boeing.

O atual competidor da Boeing no segmento do que seria o A220-500 é o 737 MAX 7, com alcance de 3.800 milhas náuticas e capacidade para 172 passageiros. No entanto, o 737 MAX 7 não consegue alcançar a mesma eficiência do A220 e Embraer E-Jets.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias