Início Acidentes e Incidentes

Boeing pede para que aéreas inspecionem assento após voo da LATAM com “queda repentina”

Após as descobertas iniciais das autoridades neozelandesas sobre o voo da LATAM que teve uma queda repentina, a Boeing recomendou uma inspeção preventiva.

O voo LA800 deixou 13 pessoas feridas após a aeronave passar por um movimento brusco durante um voo entre Sydney e Auckland, que seguiria para Santiago do Chile, realizado por um Boeing 787-9 Dreamliner da LATAM.

As informações iniciais dão conta de que o botão de regulagem do assento situado atrás do encosto foi acionado de maneira inadvertida por uma comissária, que teria encostado o cotovelo no botão.

Agora, a Boeing emitiu um comunicado para todos os operadores de Boeing 787 para realizarem uma inspeção preventiva “na próxima oportunidade de manutenção”, que não seja após o dia 26 de abril.

“Ao fechar a capa de proteção do botão que fica no encosto, a mola do botão pode estar fora de posição, deixando o botão mais para cima, resultando em movimento não intencional do assento quando a capa é pressionada”, disse a Boeing no comunicado enviado às companhias aéreas, como revela a Bloomberg.

O comunicado da fabricante também avisa que os pilotos podem parar o movimento do assento a qualquer momento ativando os controles que ficam embaixo da poltrona, similares aos de um carro, ou por desligar o assento de vez movendo o switch no painel conforme necessário.

No vídeo abaixo, é possível ver como este botão fica guardado como uma capa e como ele é utilizado:

The 787 flight deck! Ever wondered how pilots get in their chairs? This is how. Not all aircraft have electric seats but use manual adjustments.
byu/G-fritz inaviation

Sair da versão mobile