O vídeo de uma aproximação completamente desestabilizada de um Boeing 737 chamou a atenção no dia de ontem. Mais informações do voo surgiram agora.
![](https://aeroin.net/wp-content/uploads/2021/08/Image-21080401-1024x640.jpg)
O jato 737-300 em questão pertence à empresa Tri-MG – Intra Asia Airlines, da Indonésia, e estava voando para Paro, no Butão, levando um carregamento de vacinas doadas pelos EUA através do consórcio Covax Facility. O vídeo chama a atenção pela instabilidade da aproximação, somada aos diversos avisos sonoros da aeronave, ignorados pelos pilotos, que insistiram no pouso e acabaram numa verdadeira pancada no chão.
Mais dados surgiram sobre o voo, ressaltando a instabilidade na aproximação, que foi um tanto quanto perigosa. Segundo o aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24, o Boeing atingiu uma razão de descida de 1.792 pés por minuto (546 metros por minuto).
Segundo a carta de aproximação da pista 33, a razão de descida indicada para a velocidade de 150 nós (277km/h) é de 795 pés por minuto (ft/min) em média, sendo que a tabela aponta 743ft/min para 140 nós e 849ft/min para 160 nós.
Ao manter a razão indicada, o piloto chegará na altura ideal para o pouso quando avistar a pista. Isto é essencial num Aeroporto como o de Paro, que fica no meio do Himalaia, é de difícil acesso e tem uma aproximação sem muita chance para erros.
Estar numa razão mais do que o dobro para a velocidade mais alta permitida de aproximação, chama a atenção sobre como a tripulação desceu de maneira rápida e de maneira inadequada para conseguir pousar. Vale ressaltar que os dados do FlightRadar24 não são tão precisos, mas denotam claramente uma razão de descida bem acima do recomendado.
Aproximações desestabilizadas podem resultar em graves acidentes, e a Indonésia tem um histórico ruim de ocorrências aéreas: