Boeing se despede de seus dois T-33; jatos acompanhavam os testes com grandes aviões

Imagem: Boeing

Na sexta-feira, 4 de dezembro, a Boeing teve um dia de despedidas para dois veteranos. Não eram pessoas, mas ainda assim eram parte da família, pois atuavam como Chase Plane em voos de testes da empresa havia mais de 40 anos. Antes de voarem para a Boeing, os dois jatos já haviam operado por quase três décadas na Força Aérea do Canadá e sua idade é de impressionantes 66 anos, segundo o levantamento do aerobuzz.

Os dois jatos Canadair T-33 foram fabricados em 1954 e possuem as matrículas N416X e N109X. Apelidados de Blue Bird e Red Bird, são usados ​​pela Boeing desde 1981 para acompanhar todas as suas aeronaves durante voos de teste, especialmente as primeiras, que são sempre mais sensíveis.

A primeira vez que essas aeronaves voaram lado a lado com um jato comercial em testes foi em 1981, quando apoiavam os testes do então novíssimo Boeing 767. Desde então têm acompanhado cada modelo e variante durante seus primeiros voos e viram toda a evolução da fabricante nas últimas quatro décadas.

Imagem: Boeing

Uma outra função dos pequenos jatos é a de fotografar os aviões da Boeing, trazendo ao mundo imagens belíssimas de jatos de todos os tamanhos em voo, inclusive as aeronaves de clientes, quando eles assim permitem.

Em seu voo de despedida, os dois jatos voaram do Boeing Field, no sul de Seattle, para Everett, a 50 quilômetros ao norte. Depois de uma passagem baixa sobre Everett e outra sobre Boeing Field, os dois aviões pousaram para serem preservados em um museu.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias