Se a ação em si não passa de apenas um avião sendo desmontado para descarte e/ou reaproveitamento de seus materiais, as imagens, ao menos para quem admira a aviação, são realmente impactantes.
Com a crise nas viagens aéreas gerada pela pandemia, especialmente nas rotas internacionais que sofrem com as restrições de fronteiras, os grandes aviões das gerações anteriores passaram a ser tirados de operação e, diante da perspectiva de não retorno aos céus, passaram também a ser desmontados.
Como consequência, estão virando cada vez mais comuns as imagens dos clássicos gigantes virando ferro-velho. Depois de termos mostrado no final de novembro um Boeing 747 que pertencia à espanhola Wamos Air sendo destruído, agora mais um Jumbo recebe um ponto final em sua história.
Imagens compartilhadas pelo Aeronews mostram que o Boeing 747-400 que voava sob a matrícula 4X-ELA, na companhia aérea israelense El Al, acaba de se tornar o mais recente exemplar a ser totalmente triturado por máquinas:
Game over. :( This Sunday morning, 4X-ELA, a 26 year old Boeing 747-400 @EL_AL_ISRAEL, was scrapped. Photos: Ido Wachtel. @EL_AL_AIRLINES pic.twitter.com/AemGJFA64N
— Aeronews (@AeronewsGlobal) December 6, 2020
Segundo dados do Airfleets, este exemplar do Jumbo fez seu primeiro voo em 11 de abril de 1994 e foi entregue à própria El Al no dia 27 de mesmo mês. Registros do site FlightAware mostram que o último pouso do 4X-ELA aconteceu e 1º de novembro de 2019, portanto, foram quase 26 anos de operações exclusivamente na mesma companhia aérea.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.