British Airways está usando sistema para lidar com problemas de manutenção de aviões em tempo real, sem uso de papel

Imagem: Divulgação / British Airways

A companhia aérea britânica British Airways (BA) informa que um sistema de engenharia de última geração, que utiliza dados em tempo real para prever problemas de manutenção de aeronaves, está sendo implementado em suas operações para ajudar a reduzir atrasos e a economizar o uso de mais de 900 mil folhas de papel por ano.

A plataforma E-Logs fornece informações de desempenho em tempo real sobre todos os 270 jatos da empresa, permitindo que ela identifique imediatamente possíveis problemas e os resolva proativamente, reduzindo o tempo de inatividade.

Segundo a British, trata-se de uma substituição de um sistema caro e demorado baseado em papel por um processo totalmente automatizado que torna muito mais fácil para os pilotos e a tripulação de cabine registrarem problemas.

Andy Best, diretor técnico da British Airways, disse:

“Estamos usando a tecnologia mais recente para ajudar a garantir que continuemos oferecendo um padrão de serviço consistentemente alto aos nossos clientes – sempre com foco na segurança.

Nosso investimento em ferramentas inovadoras como essa significa que podemos apoiar nossas equipes na identificação e implementação de soluções com antecedência.

Ao substituir processos manuais demorados por tecnologia digital, estamos constantemente melhorando a confiabilidade de nossa frota de aeronaves e, como resultado, a experiência de nossos clientes.”

Os registros técnicos das aeronaves são um requisito regulatório que historicamente tem sido baseado em papel.

A tripulação de voo e de cabine registraria quaisquer falhas por escrito e estas seriam então transcritas e transferidas para as equipes de manutenção, que realizariam qualquer trabalho necessário e atualizariam novamente o registro de manutenção da aeronave por escrito.

O sistema E-Logs, que terá uma série de iPads especializados colocados em cada aeronave, substituirá inteiramente o sistema baseado em papel e permitirá a transferência imediata de dados da aeronave para os engenheiros em segundos – antes que a aeronave chegue ao seu destino.

Isso significa que os engenheiros podem pré-encomendar quaisquer peças necessárias e resolver problemas mais rapidamente na chegada, reduzindo o tempo que os aviões ficam fora de ação.

A tecnologia também permite prever falhas e as corrigir preventivamente antes que se tornem um problema que possa deixar uma aeronave fora de operação.

O sistema faz parte do investimento de transformação de 7 bilhões de libras da BA nos próximos dois anos. Este é o maior investimento da história da empresa, para revolucionar a forma como as equipes trabalham, implementando a mais recente tecnologia para melhorar a experiência do cliente.

Isso inclui aprendizado de máquina de ponta, automação e IA em toda a operação, gerando melhorias desde as reservas até o manuseio de bagagens e ajudando a reduzir cancelamentos e atrasos.

As ferramentas utilizadas estão revolucionando a forma como as companhias aéreas trabalham, substituindo processos manuais demorados por soluções baseadas em tecnologia para garantir que a informação certa esteja no lugar certo, na hora certa.

Informações da British Airways

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias