Caça F-16 é flagrado soltando flares para chamar a atenção de pequeno avião

Um flagra feito por um americano mostrou um caça F-16 Fighting Falcon soltando flares para chamar a atenção de um avião menor.

Uma aeronave de combate F-16 dos EUA respondeu a uma aeronave civil que violou uma área de Restrição Temporária de Voo (TFR) perto de Anchorage, no Alasca, no último dia 11 de setembro, mas o vídeo gravado por uma pessoa numa montanha só foi divulgado agora.

A aeronave civil violou a TFR um pouco antes das 11h50, horário de verão do Alasca, e foi interceptada pelo Lockheed Martin F-16 da USAF, sendo escoltada até um aeroporto próximo. O modelo do avião civil não foi informado pelo Comando de Defesa Aérea da América do Norte (NORAD).

Durante este evento, a aeronave de combate lançou flares – que podem ser vistos no vídeo mais abaixo – para chamar a atenção do piloto.

Os flares foram usados com o maior cuidado em relação à segurança da aeronave interceptada e das pessoas no solo. Os flares queimam rapidamente e completamente, e não há perigo para as pessoas no solo quando são lançados.

Os flares são iscas usadas para despistar mísseis inimigos guiados por calor, fazendo o radar do míssil se confundir entre o calor emitido pelo motor do caça e a isca.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias